Eu também achava política algo muito chato, eu pensava como muitos de vocês. Mas atuando na vida pública, como funcionário da Prefeitura, ainda muito novo, enxerguei pessoas de bem, interagindo nesse espaço e representando a mudança. Vi que nem tudo estava perdido e me animei.
O mais importante – A participação política, contudo, necessita de conhecimento. Quando você souber da importância de discutir o orçamento da Prefeitura por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (LOA), de planejar a cidade mediante o Plano Plurianual (PPA) ou o Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU), de participar das audiências públicas para debater os problemas de todos os setores, você vai perceber que política pode ser bastante interessante e estimulante.
Novos canais de participação comunitária – Ainda tem mais, existem muitos outros mecanismos de participação popular, eles são também fundamentais para construir as políticas públicas direcionadas aos segmentos essenciais da sociedade, como por exemplo: as conferências, congressos, conselhos, que geralmente terminam resultando em Planos para cada área (saúde, saneamento, mobilidade urbana, meio ambiente, empregabilidade etc) que, quase sempre, são transformados em leis.
Então, aqueles instrumentos mais tradicionais, a participação na associação de moradores nos bairros, o comparecimento às sessões da Câmara de Vereadores, os abaixo-assinados passam a ter mais força e a fazer mais sentido. Ainda tem o movimento estudantil, os grupos de esporte e de cultura, as ONGS… espaços e canais não faltam para você encontrar seu lugar e seu espaço para fazer ouvir sua voz. Ela é muito importante para a democracia, não se esqueça disso.
E lembrem-se, hoje contamos com as redes sociais para manter todos informados e para chamar o povo, mobilizar a galera, como diriam os mais jovens.
A ideia é: o pouco que cada um fizer será muito. E quanto mais gente participar, o trabalho será menor para cada um.
E quando você olhar para trás, vai perceber que muita coisa ruim existia justamente por falta de participação política qualificada, veja só que interessante, não é?
Levante e venha discutir os problemas de sua cidade, seja também um exemplo. Eu mudei, você pode mudar, muitos já estão despertando para essa verdade: se interessar por política não é uma opção, é a única e a verdadeira solução. Venha, as grandes decisões sempre são tomadas no presente, faça sua pequena parte, apenas isso. Traga suas ideias, precisamos delas. Não há nada maior ou mais importante.